Entre os dias 1 de outubro e 15 de novembro de 2019, decorre nos Açores mais uma campanha SOS Cagarro, período que coincide com a saída dos cagarros juvenis dos ninhos para iniciarem a sua longa migração oceânica. Ao abandonarem os ninhos, os juvenis que voam à noite nas nossas ilhas, são afetados pelas luzes da via pública, de infraestruturas diversas ou automóveis. Perante estes focos de poluição luminosa, as aves desorientam e caem nas estradas, campos, casas, etc., ficando vulneráveis a atropelamentos e a outros perigos, que podem, em alguns casos, causar a sua morte.
A Campanha SOS Cagarro decorre nos Açores desde 1995, e tem como principal objetivo envolver as pessoas e as entidades públicas e privadas no resgate destes cagarros juvenis. Alguns dos que foram salvos nos Açores, há mais de 7 anos, já regressaram ao arquipélago para acasalar e ter as suas crias.
Estima-se que 75% da população de cagarros (Calonectris borealis) nidifica nos Açores (BirdLife International, 2018). Por isso, é crucial que os Açorianos se envolvam nas iniciativas que visam a proteção e a conservação desta ave marinha emblemática da região, com estatuto de conservação reconhecido internacionalmente.
A Campanha SOS Cagarro contempla vertentes de educação ambiental e de conservação da natureza. Em 2019 pretendemos dar continuação ao protocolo pré-definido para as brigadas científicas, de modo a continuar a recolha sistemática de dados, em forma de transectos, que nos permitirá avaliar esta problemática com maior precisão, e ser mais eficazes na sua prevenção e mitigação. Pretende-se que estas brigadas científicas sejam organizadas por Parques Naturais de Ilha, ONGs e outras entidades, que queiram aderir a este novo método de aquisição de informação mais específica. Incentivamos a organização e participação neste tipo de brigadas.
Este ano a campanha poderá contar, pela segunda vez, com a ajuda digital de uma aplicação para telemóvel, a app “SOS Cagarro Móvel”. Todos os participantes poderão ajudar a testar esta aplicação e a sua funcionalidade dentro da campanha SOS. O seu propósito é facilitar a recolha de dados relativos ás quedas de cada animal, registando automaticamente a localização GPS da queda. Para mais informações sobre esta aplicação, por favor, contactem o vosso Parque Natural de ilha ou enviem email para o mail do cagarro.
Neste contexto incentiva-se a participação preciosa dos parceiros regionais nesta campanha, muitos dos quais têm contribuído de forma incontornável para que ela seja um exemplo flagrante de participação cívica ativa no âmbito da conservação da natureza.
Convidamos, mais uma vez, a juntarem-se à campanha SOS Cagarro 2019!
Para qualquer dúvida pode contatar o Parque Natural da sua Ilha, consultar a página da internet soscagarro.azores.gov.pt, ou enviar-nos uma mensagem para [email protected].
Boa noite vi um cagarro agora mesmo ao pé da minha rua estava deitado no chão mas não consegui pegar nele parecia assustado