Tal como ocorrido no início do presente ano letivo, a Direção Regional da Saúde em parceria com a Direção Regional da Educação irá implementar novamente um rastreio ao Sars-CoV-2 a todos os alunos que frequentam o 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.
- O rastreio será feito mediante recolha de saliva, em meio escolar, sendo um exame não-invasivo, e não necessitando da presença do Encarregado de Educação.
- O rastreio não é obrigatório, contudo aconselha-se fortemente a sua participação, sendo o mesmo benéfico para a proteção da saúde de todos e de cada um.
- O rastreio só será efetuado aos alunos que os Encarregados de Educação tenham preenchido o documento Consentimento Informado com a devida autorização, pelo que, a ausência do referido documento implicará a não realização do rastreio e subsequente redução do sucesso da implementação da medida.
- O documento Consentimento Informado será enviado pelos Titulares de Turma (1.º Ciclo) e Diretores de Turma (2.º Ciclo) em suporte de papel no dia 10 de janeiro, devendo o mesmo ser devolvido obrigatoriamente no dia seguinte, 11 de janeiro.
- Estão isentos de rastreio os alunos que apresentem Certificado Verde Digital de Vacinação (completa) e/ou Declaração de Recuperação/Alta Clínica por infeção prévia por COVID-19 (válido por 180 dias), bem como aqueles que já iniciaram o processo de vacinação.
- De forma a salvaguardar o sucesso dos resultados do rastreio, pelo menos 30 minutos antes da realização da recolha, é novamente obrigatório que o aluno não coma, beba, fume, escove os dentes e/ou mastigue pastilha elástica.
- As datas para realização das colheitas serão posteriormente comunicadas à Escola pela equipa da Unidade de Saúde de Ilha.