Como já é do Vosso conhecimento, inicia-se o presente ano letivo, efetivando a medida governamental que preconiza a realização do rastreio ao SARS-CoV-2 aos alunos que frequentam o 1.º e 2.º Ciclos do ensino público e privado, na Região Autónoma dos Açores, através da realização testes com da metodologia RT-PCR, a partir de recolha de saliva.
A implementação do referido rastreio será da responsabilidade dos Enfermeiros da Unidade de Saúde de Ilha de S. Miguel.
Por ser um procedimento não invasivo, dispensa-se a presença do encarregado de educação aquando da sua realização. No entanto, previamente à realização do rastreio, torna-se necessário informar/obter o Consentimento Informado dos pais/EE para a sua realização, pelo que se solicita o envio do respetivo modelo de Consentimento Informado, bem como o seu preenchimento, APENAS nos casos em que se verifique a recusa dos pais/Encarregados de Educação.
Informa-se que o referido rastreio será realizado nas respetivas salas de aula dos alunos, respeitando todos os requisitos obrigatórios subjacentes às colheitas de material biológico para exame laboratorial.
Para se conseguir assegurar a realização dos rastreios nas melhores condições devem ser respeitadas as seguintes condições no momento anterior à recolha da amostra de saliva (30 minutos antes), designadamente, o aluno(a) não deverá: comer, beber, fumar, escovar os dentes ou mastigar pastilha elástica.
Para esclarecimentos ou informações adicionais poderá recorrer ao contacto com a Diretora de Enfermagem do Centro de Saúde de Nordeste – Idalina Borges.
O rastreio ao SARS-CoV-2 aos alunos que frequentam o 2.º Ciclo será na próxima sexta-feira dia 17 de setembro a partir das 9.30h.