Em virtude da aplicação do Ensino à Distância (E@D), elencam-se abaixo alguns esclarecimentos e orientações para toda a comunidade escolar.

  • O E@D abrange todos os níveis de ensino e decorre desde o dia 8 de janeiro até, no mínimo, 15 de janeiro.
  • Devido às variadas dificuldades inerentes à transição para o E@D, só a 11 de janeiro terão início as aulas síncronas, através da plataforma Microsoft Teams.
  • A Escola continuará aberta, com os seus serviços de gestão e de administração a funcionar por forma a garantir todo o apoio logístico e de material.
  • Na distribuição dos recursos tecnológicos serão ser privilegiados os alunos que se encontram em níveis de escolaridade mais elevados.
  • Nas aulas síncronas, é pedagogicamente aconselhável que docentes e alunos utilizem, desde que disponível, a câmara.
  • As equipas no Microsoft Teams serão criadas e configuradas pela empresa EDUBOX (gestora do SGE). Espera-se que este processo esteja concluído até ao próximo domingo, pelo que, os alunos durante o fim-de-semana poderão começar, aos poucos, a ter as suas equipas por disciplina. Estas equipas terão nomes semelhantes a 2020-2021 – EBSN – 5.º A – Cidadania.
  • Toda a comunicação extra-aula deve realizar-se em período de horário de trabalho, de 2.ª a 6.ª feira, preferencialmente, entre as 9h30 e as 16h30.
  • Os alunos têm o dever de comparecer nas aulas síncronas, salvo por falta de condições tecnológicas ou outras situações devida identificadas junto do Diretor de Turma.
  • Apesar de já terem sido distribuídos a maioria dos computadores pelos alunos, a escola irá ainda distribuir mais alguns nos próximos dias (sábado e segunda-feira, possivelmente); a internet de banda larga também será distribuída no início da próxima semana aos alunos que necessitem, de acordo com o levantamento que foi realizado junto das turmas.

Modalidade de E@D

Nas turmas das EB1/JI (Pré-Escolar, 1.º Ciclo e Programas do REE – Ocupacional e Socioeducativo) todas as atividades são desenvolvidas de forma assíncrona, com recurso:

  • ao Sistema de Gestão Escolar (SGE) para o alojamento da documentação a enviar aos alunos;
  • às emissões televisivas do “Aprender em Casa” na RTP Açores, como complemento das aprendizagens;
  • outros recursos que os docentes considerem.

Nas turmas da escola sede (EB2,3/S de Nordeste):

  • será utilizada a plataforma Microsoft Teams para as aulas síncronas e atividades assíncronas;
  • as aulas síncronas iniciar-se-ão à mesma hora que está prevista no horário normal dos alunos, com as seguintes adaptações:
    • aula de 90 minutos – 40 minutos de aulas síncronas + 10 minutos de intervalo + 40 minutos de atividades assíncronas;
    • disciplinas com apenas 1 tempo semanal de 45 minutos:
      • desdobramento do tempo em 20 minutos de aulas síncronas (obrigatoriamente os primeiros minutos de aula) e 25 minutos de atividades assíncronas;
      • em alternância semanal, aula síncrona com atividades assíncronas (ex.: numa semana 45 minutos de aula síncrona e na outra semana 45 minutos de atividade assíncrona).
    • disciplinas com 3, 5 ou 7 tempos semanais, aplica-se ao tempo isolado de 45 minutos o desdobramento do tempo em 20 minutos de aulas síncronas (obrigatoriamente os primeiros minutos de aula) e 25 minutos de atividades assíncronas.

Critérios de Avaliação – Modelo alternativo definido para o E@D

  • Pré-escolar – Atitudes 100%
  • 1.º Ciclo – Atitudes 10% e Capacidades/Conhecimentos 90%
    • Educação Física dos 1.º e 2.º anos – Atitudes 20% e Capacidades/Conhecimentos 80%
    • Educação Moral e Religiosa Católica – Atitudes 30% e Capacidades/ Conhecimentos 70%
  • 2.º e 3.º Ciclos – Atitudes 30% e Capacidades/Conhecimentos 70%
  • Ensino Secundário – Atitudes 20% e Capacidades/Conhecimentos 80%
  • Programas Específicos do Regime Educativo Especial e Curso Profissional – aplicam-se os mesmos critérios definidos no Conselho de Turma para as aulas presenciais.