Maçã

A alimentação é um dos principais determinantes de saúde e bem-estar dos indivíduos, com influência no desenvolvimento cognitivo e no rendimento escolar das crianças e jovens.

Segundo a Direção-Geral da Educação, “em contexto escolar, educar para a saúde consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental, bem como a saúde dos que os rodeiam, conferindo-lhes assim um papel interventivo.” Assim, a escola, além de transmitir valores e conhecimentos, deve garantir a existência de um ambiente promotor de escolhas e hábitos de vida saudável.

O refeitório escolar é o espaço educativo privilegiado para a realização de aprendizagens e desenvolvimento de competências, nomeadamente no domínio da educação para a saúde, da promoção de estilos de vida saudáveis e de equidade social. Como tal, a Direção Regional da Educação tem vindo a elaborar um conjunto de orientações e recomendações de forma a adequar a oferta alimentar nos refeitórios, bufetes e máquinas de venda automática. Contudo, para a criação de um ambiente alimentar saudável há necessidade de englobar todos os tipos de oferta alimentar existentes no espaço escolar, incluindo as refeições e géneros alimentícios vindos do exterior.

Considerando esta necessidade de adequar a oferta alimentar presente nos refeitórios das escolas da Região, foi elaborado o Manual das Lancheiras Saudáveis, com orientações específicas sobre os géneros alimentícios e bebidas a disponibilizar e a não disponibilizar no espaço do refeitório e bufete escolar. Este manual deve ser divulgado a toda a comunidade educativa, incluindo os encarregados de educação e pais, de forma a dar cumprimento aos princípios aí enunciados.


Versão para download

ManualOrientador-LancheirasSaudaveis

 

Versão em apresentação multimédia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*