Antes do início deste ano letivo 2021/2022, e desejando que seja um ano bastante profícuo nos mais variados níveis, mas sobretudo no alcance do sucesso educativo dos nossos alunos, não podemos deixar de partilhar convosco a triste notícia da extinção da EB1/JI da Algarvia na nossa Unidade Orgânica, conforme o Despacho n.º 1963/2021, publicado hoje, dia 7 de setembro de 2021, em Jornal Oficial.
O processo de encerramento da escola foi moroso e difícil de aceitar por toda a comunidade educativa, tendo sido precedido pela auscultação dos Encarregados de Educação e docentes dos alunos diretamente implicados, da Junta de Freguesia de Algarvia, da Câmara Municipal de Nordeste e do Conselho Pedagógico da EBS do Nordeste.
Embora não sendo favoráveis ao encerramento deste estabelecimento de ensino, todas as entidades auscultadas, inclusivamente este Conselho Executivo, compreenderam claramente que este encerramento, seria a opção mais acertada, a nível pedagógico, pois só assim se conseguiria a integração das crianças num grupo/turma mais equilibrado, promoveria a partilha e o convívio com os seus pares do mesmo ou de outros anos de escolaridade e a permuta salutar de experiências e conhecimentos cruciais para o futuro processo educativo dos alunos diretamente implicados.
Agrada-nos informar que foram desenvolvidos todos os esforços para que estes alunos, integrados na EB1/JI Prof. Manuel Francisco Correia (Achadinha), fossem acompanhados pela sua educadora, para que a processo de mudança seja gradual e equilibrado e para que se sintam bem e acolhidos na nova escola.
No entanto, não podemos deixar de lamentar o encerramento de mais uma escola no nosso concelho e comprometemo-nos, como instituição promotora de educação, a envidar todos os esforços para incentivar a transformação do edifício do Plano dos Centenários da Algarvia num espaço educativo e/ou formativo que promova a cidadania, a educação e o enriquecimento cultural das crianças e jovens nordestenses.
É com tristeza que assisto à extinção daquela que foi a minha primeira escola, enquanto docente. Foi a EB1/JI de Algarvia que me recebeu de braços abertos, no ano 2006, oferecendo-me a única turma que lá existia, a minha primeira turma, composta por 12 alunos, do primeiro ao quarto ano de escolaridade. Lecionei nesta escola ao longo de 8 anos, anos esses que foram muito felizes e enriquecedores.
Lamento o seu encerramento, mas concordo que esta foi a melhor opção para benefício dos nossos alunos.
Espero que o edifício seja reaproveitado e direcionado para novas atividades de enriquecimento cultural e social.
A escola onde cresci… lamento ver esta notícia saber que encerrou, mas se for o melhor para todos temos de aceitar. Espero que estejam todos bem . Saudades das auxiliares e ainda me lembro de todos os professores que por ali passaram naqueles tempos bons, era tudo tão diferente. Felicidades a todos mas as crianças de agora e a todos os funcionários bjinhs
É sempre uma notícia triste o fecho de uma escola. A nostalgia é maior quando guardamos na memória vivências extraordinárias desse local. Votos das maiores felicidades para os alunos da algarvia que vão viver uma nova experiência, a qual irão partilhar com muitos novos colegas. Grata às entidades envolvidas que tiveram a coragem de decidir pelo melhor para os seus alunos.