Eco-Codigo_2020

A participação, da Eco-Escolas da Escola Básica e Secundária do Nordeste, no Concurso Nacional “Eco- Código”, pretendeu estimular a participação e a criatividade dos jovens envolvidos no Programa Eco-Escolas através da elaboração de um póster, que corresponde ao sétimo passo da implementação do Programa Eco-Escolas e formaliza o compromisso dos alunos da EBS do Nordeste, através de um conjunto de atitudes e comportamentos úteis que contribuem para a melhoria do ambiente na escola, em casa e no concelho.

Fruto da articulação entre duas turmas, uma do quinto e outra do oitavo, este póster apresenta-se como um excelente indicador de que a distância e o isolamento social imposto pela atual contingência epidemiológica não quebraram a partilha e o trabalho em grupo de alunos de idades tão distintas, mas com um objetivo comum, a promoção ambiental.

Numa primeira fase, os alunos da turma do 5.º B, nas aulas de Português, e após explorarem o texto publicitário e interpretarem slogans publicitários, cujo propósito principal é despertar no público alvo a confiança e ação, foram desafiados a elaborar slogans que fizessem parte integrante do Eco-Código da escola,  que se afirmassem como máximas fáceis de recordar e que provocassem nos restantes alunos a ação, não de adquirir algo, mas de agir, de intervir e  de melhorar o ambiente que nos rodeia.

Numa segunda fase o desafio foi lançado à turma do 9.º A, na disciplina de Educação Visual, para construírem um póster para o Concurso do Eco-Código tendo por base as frases elaboradas pelos alunos do 5.º B, procurando aliar o texto à imagem, de forma a que este póster cumprisse o seu objetivo primordial, captar a atenção e promover a ação de todos os elementos da comunidade educativa.

Dos diversos e criativos trabalhos apresentados pelos alunos, foi selecionado pelos mesmos, o vencedor e que representaria a Escola no Concurso Nacional do Poster Eco-Código. Abaixo cita-se a fundamentação teórica da discente vencedora que personifica, verbaliza e comprova que a proteção ambiental é, há muito tempo, um dos pilares da nossa Escola.

 “Tudo começou como uma sugestão ou proposta de trabalho dinamizado pela Eco-Escolas da nossa instituição de ensino. Neste sentido, o professor educação visual, privilegiado por um contacto de proximidade, lançou o desafio ao mesmo tempo que o adoçou como um sentido competitivo. Assim sendo, todas as propostas foram aceites e alvo de votação dos participantes, sendo que a minha proposta foi a escolhida, é com orgulho que justifico a minha opção.

O girassol com a sua predominante cor amarela, que ao longo do dia procura o sol, foi escolhido como a melhor metáfora para ilustrar as nossas preocupações ambientais. O amarelo como símbolo da vida e da morte, associa-se ao planeta Terra, tão vivo e tão ameaçado. O girassol, a planta que gira com o Sol, pode ser facilmente associado com o planeta Terra que gira à volta do Sol, e para que todo este processo de movimento que desafia a física e reforça a gravidade seja possível, precisamos do verde, o caule da planta ou das nossas “verdes” atitudes ambientais.

As frases já existiam, foram um trabalho de concretização e seleção de outros alunos, mas reforçaram, com outra linguagem, as preocupações de todos nós.

Tentei ser simples, pensei que o excesso de informação visual poderia desvirtuar o que queria transmitir, e sinceramente, acho que essa opção foi a mais-valia que permitiu ter sido o trabalho mais votado e assim ser o selecionado.”

A Eco-Escolas da EBS do Nordeste agradece a todos os participantes (alunos, professores e encarregados de educação) envolvidos nesta atividade e felicita-os pelo empenho, criatividade e dedicação. 

Vídeo dos trabalhos realizados pelos alunos