EBSN_CortaMato2025

No dia 11 de novembro, o Departamento de Educação Física e Musical da EBS do Nordeste promoveu o tradicional corta-mato escolar na EBS do Nordeste.
Sempre com um renovado e atrativo percurso, desenhado pelo Departamento Curricular de Educação Física e Musical, os cerca de 128 participantes puderam, ao longo da manhã, realizar mais uma atividade desportiva na EBS do Nordeste.

Os objetivos dos eventos desportivos promovidos pelo Departamento, e aprovados no seu Plano Plurianual e Anual de Atividades, passam claramente pela promoção de hábitos de vida saudáveis, através da realização de atividade física e exercício físico, promovendo o ecletismo das modalidades dinamizadas.

Todas as atividades do Departamento têm tido uma adesão positiva por parte dos alunos, demonstrando que estes se encontram motivados para participar. Quando a escola planeia, cria, prepara e organiza o desenvolvimento de atividades, tem sempre como objetivo primordial sensibilizar para os benefícios da atividade física e do exercício físico. Não é por acaso que 43% das crianças açorianas, entre os 6 e os 8 anos, têm excesso de peso – quase 23% sofrem de obesidade infantil –, sendo as que apresentam a maior taxa de obesidade a nível nacional. Estudos recentes revelam ainda que mais de 60% dos açorianos adultos têm excesso de peso. Má alimentação, sedentarismo e falta de hábitos de vida saudável com a prática regular de atividade física são os principais motivos.

Se, por um lado, existem situações menos positivas sobre as quais devemos refletir, por outro, há aspetos que merecem o nosso destaque, como a participação sempre motivada e empenhada dos nossos alunos com necessidades educativas especiais, que contam igualmente com o esforço e dedicação das suas professoras e auxiliares para que essa participação seja possível.

A prova estava dividida em diferentes escalões e respetivas distâncias, e os alunos, com muito esforço e determinação, foram concluindo o percurso. Mais importante do que qualquer resultado é, claramente, a participação e o facto de não desistirem, concluindo a prova.

Mais do que qualquer resultado alcançado individualmente, salientamos a participação de todos os envolvidos; no entanto, destacamos os alunos que se classificaram nos primeiros três lugares em cada uma das categorias, referindo ainda que os melhores seis alunos de cada categoria irão representar a escola na fase de ilha.

 

Infantis A – Feminino

1.º – Margarida Barbosa
2.º – Fabiana Ferreira
3.º – Sofia Cabral

Infantis A – Masculino

1.º – Daniel Lima
2.º – Miguel Pimentel
3.º – Santiago Silva

Infantis B – Feminino

1.º – Núria Costa
2.º – Doriana Andrade
3.º – Nina Sebastião

Infantis A – Masculino

1.º – Aguinaldo Soares
2.º – Miguel Amaral Costa
3.º – Diogo Vicente Melo

Iniciados Femininos

1.º – Tatiana Pacheco
2.º – Mariana Pereira Simas
3.º – Francisca Fonseca

Iniciados Masculinos

1.º – Diogo Cabral
2.º – Diogo Mota
3.º – Martim Sousa

Juvenis Femininos

1.º – Selma Pimentel
2.º – Maria João
3.º Samira Teixeira

Juvenis Masculinos

1.º – Pedro Almeida
2.º – Tomás Camarinha
3.º – Afonso Teves

 

A boa disposição e interação constante dos alunos foi um dos focos de maior sucesso neste prova.

Esta prova teve, como é habitual desde 2018, o apoio do Município do Nordeste e CDRC Nordeste, com os troféus de classificação aos três primeiros em cada escalão.

A entrega dos prémios contou com a presença do Vice-presidente do Conselho Executivo, Prof. Óscar Carreiro.

Obrigado a todos pela vossa colaboração neste evento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*