O início… A EBS do Nordeste e o Parlamento dos Jovens
O «Parlamento dos Jovens» é um projeto que tem como objetivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas da atualidade. Este projeto é uma grande mais-valia para os jovens desenvolverem capacidades de expressão e argumentação, assim como ganharem interesse na democracia e na importância do voto.
A EBS Nordeste, instituição que já participou neste mesmo projeto no passado, não poderia perder a oportunidade de continuar a participar. Então deixem-me apresentar-vos a nossa jornada.
Nesta edição, o tema anunciado foi “Fake News: que estratégias para combater a desinformação?” e o tema foi apresentado em todas as turmas do 9.º ano, na aula de História, Geografia e Cultura dos Açores, sendo desenvolvidos pequenos debates nas respetivas turmas, o que foi muito esclarecedor e enriquecedor. As turmas gostaram muito deste tema e então puseram as mãos à obra.
A 12 de novembro, é constituída a Comissão Eleitoral Escolar, órgão que tem a função de organizar todo o processo eleitoral, como receber as listas candidatas e preparar o dia das eleições, obtendo os cadernos eleitorais e nomear a Mesa de Voto.
A Comissão Eleitoral Escolar, escolheu o dia 3 de dezembro como a data limite para serem apresentadas listas candidatas, o dia 12 de janeiro para o dia das eleições e o dia 19 de janeiro para a realização da Sessão Escolar.
Na nossa escola, apenas foi apresentada uma lista, a Lista B, constituída por 5 alunas e 5 alunos, respeitando a paridade entre sexos, tal como o Regimento do Parlamento dos Jovens exige. A Lista B, sendo a única a apresentar-se como candidata, fez a sua campanha dando a conhecer aos alunos do 2.º e 3.º Ciclo as medidas que propunham levar à Sessão Regional. A campanha foi um momento muito alegre e os candidatos terminaram a mesma com sentimento de missão cumprida, pois tinham conseguido transmitir a sua mensagem ao maior número de colegas possível.
Como o início do 2.º Período foi adiado uma semana, a Comissão Eleitoral Escolar decidiu também adiar as eleições e a Sessão Escolar uma semana. Assim sendo, as eleições decorreram no dia 19 de janeiro, quarta-feira. A Mesa de Voto funcionou na sala de convívio da escola, de modo a atrair o maior número possível de jovens eleitores. O processo decorreu com normalidade e foi um dia em que a escola teve uma energia diferente e a maioria dos alunos do 2.º e 3.º Ciclo votaram. A abstenção foi de 34,4%, a mais baixa dos últimos anos, o que alegrou a Comissão Eleitoral Escolar, a Lista B e o próprio Conselho Executivo que congratulou a lista vencedora pelo seu esforço e dedicação.
A Lista B foi eleita, com 97 votos.
A 20 de janeiro, a nossa escola recebeu a visita do deputado regional Flávio Soares, deputado do nosso concelho, que abordou o funcionamento da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), a sua importância, funções e também abordou o tema desta edição do Parlamento dos Jovens. Foi um momento interessante, pois podemos ver e ouvir alguém que realmente tem a função de deputado e nos representa a nível regional.
No dia 26, realizou-se então a Sessão Escolar, no auditório da escola. O presidente da mesa procedeu aos trâmites da sessão, com a presença dos 10 deputados eleitos e foram eleitas duas alunas para representar a nossa escola na Sessão Regional, que se realizará na Assembleias Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na cidade da Horta, em março.
Constança Pacheco, 9.º Ano